Meu carrinho de compras
Carrinho Vazio
Rastrear minha compra

Caster

Filtrar

O objetivo do alinhamento de caster é alcançar equilíbrio ideal entre esforço de direção em baixa velocidade e estabilidade em alta velocidade e o realinhamento da direção após as curvas, melhora estabilidade em linha reta, porém também causam um aumento de esforço do volante.

O caster é a disposição do ângulo do eixo vertical da suspensão da roda do carro, medido na direção longitudinal, ou seja é o ângulo entre a linha pivô (uma linha imaginária que passa pelo centro do eixo superior e o eixo inferior da suspensão) e a vertical.

Quando o positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo, deixando a direção mais pesada.

Já um caster negativo diminui esforço de direção em baixa velocidade e diminui estabilidade em alta velocidade, requer menos esforço de direção, mas pode fazer o carro vagar nas retas.

Mesmo sendo um ângulo crítico para o controle do veículo, não influência no desgaste dos pneus. As causas mais comuns desse desalinhamento dos pneus são as batidas em obstáculos, o tráfego em locais de difícil acesso como ruas cobertas por muita lama ou pedras, passar sobre buracos, calibragem inadequada dos pneus e o próprio desgaste da suspensão.

Vantagens de Manter o Alinhamento do Veículo.

  • Melhor estabilidade de direção;
  • Retorno das rodas à posição inicial após a curva;
  • Direção mais leve e confortável;
  • Melhor estabilidade em velocidade mais alta.