O objetivo do alinhamento de caster é alcançar equilíbrio ideal entre esforço de direção em baixa velocidade e estabilidade em alta velocidade e o realinhamento da direção após as curvas, melhora estabilidade em linha reta, porém também causam um aumento de esforço do volante.
O caster é a disposição do ângulo do eixo vertical da suspensão da roda do carro, medido na direção longitudinal, ou seja é o ângulo entre a linha pivô (uma linha imaginária que passa pelo centro do eixo superior e o eixo inferior da suspensão) e a vertical.
Quando o positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo, deixando a direção mais pesada.
Já um caster negativo diminui esforço de direção em baixa velocidade e diminui estabilidade em alta velocidade, requer menos esforço de direção, mas pode fazer o carro vagar nas retas.
Mesmo sendo um ângulo crítico para o controle do veículo, não influência no desgaste dos pneus. As causas mais comuns desse desalinhamento dos pneus são as batidas em obstáculos, o tráfego em locais de difícil acesso como ruas cobertas por muita lama ou pedras, passar sobre buracos, calibragem inadequada dos pneus e o próprio desgaste da suspensão.
Vantagens de Manter o Alinhamento do Veículo.
- Melhor estabilidade de direção;
- Retorno das rodas à posição inicial após a curva;
- Direção mais leve e confortável;
- Melhor estabilidade em velocidade mais alta.