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Geometria da Suspensão

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função da Geometria da Suspensão é distribuir o peso do veículo sobre a banda de rodagem dos pneus de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos.

É o ajuste de ângulo de inclinação da roda do veículo em relação ao plano vertical em relação ao solo, conhecida popularmente como cambagem.

O principal indício de que é necessário fazer esse ajuste é também analisando  o desgaste irregular em um dos ombros dos pneus.

O camber será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. O veículo estando fora dos valores originais, pode causar desgaste irregular dos pneus, a perda da estabilidade e aumento do consumo.

Quando os valores de camber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.

O ângulo de camber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.

Sempre que o ângulo da cambagem estiver fora dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante do veículo, deverá ser feita uma inspeção minuciosa, quanto a folgas, desgastes ou torções nas peças do conjunto de suspensão, caso haja irregularidades devem ser sanadas antes de qualquer trabalho na geometria.

Quando o ângulo do camber é alterado por buracos ou outras causas o alinhamento de direção é diretamente afetado pela aproximação ou afastamento do ponto superior da roda,

o que pode deixar o alinhamento divergente ou convergente, forçando todo o conjunto para dentro ou para fora, desgastando prematuramente pneus, buchas, pivôs, terminais

Vantagens de Manter a Cambagem do Veículo.

  • Desgaste regular dos pneus;
  • Não perder a estabilidade com o solo;
  • Aumentar a vida útil das buchas e outras partes do conjunto de suspensão;
  • Melhora a dirigibilidade.