A função da Geometria da Suspensão é distribuir o peso do veículo sobre a banda de rodagem dos pneus de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos.
É o ajuste de ângulo de inclinação da roda do veículo em relação ao plano vertical em relação ao solo, conhecida popularmente como cambagem.
O principal indício de que é necessário fazer esse ajuste é também analisando o desgaste irregular em um dos ombros dos pneus.
O camber será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. O veículo estando fora dos valores originais, pode causar desgaste irregular dos pneus, a perda da estabilidade e aumento do consumo.
Quando os valores de camber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
O ângulo de camber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.
Sempre que o ângulo da cambagem estiver fora dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante do veículo, deverá ser feita uma inspeção minuciosa, quanto a folgas, desgastes ou torções nas peças do conjunto de suspensão, caso haja irregularidades devem ser sanadas antes de qualquer trabalho na geometria.
Quando o ângulo do camber é alterado por buracos ou outras causas o alinhamento de direção é diretamente afetado pela aproximação ou afastamento do ponto superior da roda,
o que pode deixar o alinhamento divergente ou convergente, forçando todo o conjunto para dentro ou para fora, desgastando prematuramente pneus, buchas, pivôs, terminais
Vantagens de Manter a Cambagem do Veículo.
- Desgaste regular dos pneus;
- Não perder a estabilidade com o solo;
- Aumentar a vida útil das buchas e outras partes do conjunto de suspensão;
- Melhora a dirigibilidade.